segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Adoçantes: Quais os Melhores?

Existem inúmeros tipos de adoçantes. Portanto, conheça-os melhor para decidir qual é o melhor para a sua dieta.

Antigamente, os adoçantes eram utilizados apenas por diabéticos ou por pessoas sob restrição alimentar. Mas com o passar do tempo, quem pretendia EMAGRECER também resolveu incluí-los em suas dietas por não conterem açúcar. Entretanto, quando olhamos nas prateleiras dos supermercados, deparamo-nos com uma enorme quantidade de nomes estampados nas embalagens dos adoçantes. Por isso, leia esse artigo para saber quais são os adoçantes mais indicados para a sua saúde e finalidade.

Tipos de Adoçantes

Todo adoçante é também conhecido como edulcorante e há 2 tipos dele: o artificial, que não contém calorias, e o natural, que possui menos calorias que o açúcar refinado. Agora, conheça-os melhor:

Aspartame

Esse adoçante artificial é o mais conhecido de todos, tendo o poder de adoçar até 200 vezes mais que o açúcar. É composto por 2 aminoácidos naturais: a fenilalanina e o ácido aspártico. A sua maior vantagem é não deixar gosto amargo e a desvantagem é que ele perde o seu sabor quando exposto a temperaturas altas.
Adoçante para Emagrecer
Só não é indicado para pessoas que sofrem de fenilcetonúria, doença congênita rara detectada no teste do pezinho.

Sacarina

Com a capacidade de adoçar até 500 vezes mais que o açúcar comum, a sacarina é o adoçante artificial mais antigo. Apesar de deixar um sabor residual metálico na boca, não causa cáries e é estável a altas temperaturas. Não há contra indicações para o seu uso.

Ciclamato

Apesar de ser bastante utilizado em alimentos, esse adoçante sintético que tem o poder 50 vezes maior que o do açúcar, foi proibido em vários países. Isso por causa dos seus efeitos cancerígenos ocasionados pela mutação de células. Além disso, algumas pessoas são alérgicas ao seu uso.

Sucralose

Por continuar estável sob temperaturas altas, a sucralase, adoçante artificial, é utilizada em UHT, produtos esterilizados, pasteurizados e assados. Pode adoçar até 600 vezes mais que o açúcar e é completamente eliminada pelo organismo em 24 horas, sem provocar cáries.
Melhor Adoçante

Acessulfame-K

Por ser um sal de potássio, deve ser evitado por quem sofra de deficiência renal. O acessulfame-K é um adoçante sintético com o poder 200 vezes maior que o do açúcar. Resiste ao tempo e às altas temperaturas e é facilmente eliminado pelo organismo.

Frutose

Esse adoçante natural é obtido através de frutas, mel e cereais e pode adoçar 173 vezes mais que açúcar. Entretanto, o seu consumo tem que ser controlado por diabéticos.

Sorbitol

Adoçante natural originário de algas marinhas e de frutas, o sorbitol adoça até 50 vezes mais que o açúcar. Diabéticos e obesos devem ter o seu consumo restrito. Ele resiste a altas temperaturas e à evaporação.

Manitol

Com a capacidade de adoçar 70 vezes mais que o açúcar, esse adoçante natural é processado a partir de algas marinhas e vegetais. Diabéticos não devem consumi-lo em excesso e, caso seja ingerido em grandes quantidades, pode ocasionar diarréias.

Stevia

Considerado o melhor adoçante, advindo da planta Stevia rebaudiana, o esteovídeo é um adoçante natural com poder 300 vezes maior que o do açúcar. É estável a altas temperaturas e não possui calorias. Porém, deixa um gosto residual amargo na boca ao final de sua ingestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário