quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COMO EVITAR BRIGAS COM A SUA SOGRA - SERÁ QUE DÁ?


Como evitar brigas com a sua sogra

Seja você a primeira a baixar a guarda para conseguir um bom relacionamento com a mãe do amado


como evitar brigas com a sua sogra Como evitar brigas com a sua sogra
Foto: Thinkstock
Se você já entrou em conflito com a mãe do seu marido ou namorado, sabe o quanto é desagradável ter que lidar com esse tipo de situação. A influência da mãe do ser amado é fator comum na maioria dos relacionamentos. Essa influência pode ser positiva ou negativa dependendo do tipo de relação que desenvolvida entre mãe e filho no decorrer da vida. Ao menos é o que sugere um estudo realizado recentemente.
De acordo com uma outra pesquisa, levada a cabo pela psicóloga Terri Apter, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, cerca de 60% das mulheres têm algum tipo de desentendimento com a mãe de seus parceiros. Já os homens que não entram em acordo com a mãe de suas companheiras representam apenas 15% dos entrevistados por ela. O estudo foi realizado através da observação de 160 pessoas entre os anos de 1985 e 2009, e deu origem ao livro “What do you want from me?” (“O que você quer de mim?”), publicado pela editora WW Norman.
Mas o que leva aos altos índices de conflitos entresogras e noras e como podemos melhorar essas relações? Como cada caso é um caso, vale entender os motivos ocultos por trás das encrencas e usar o bom senso para amenizar o clima.

Ciúme de mãe

Alguns podem considerar o argumento compreensível, até certo ponto. A mulher gerou o filho e o carregou por nove meses dentro de si.
Depois de mais alguns anos convivendo com ele em uma reação sem interferências externas, aparece uma outra mulher para “atrapalhar” a paz que reinava nesse paraíso. Muitas mães enxergam assim a esposa de seus filhos e cabe a você mostrar a ela que é uma aliada, não uma concorrente. Convide-a para programas a duas, trate-a como uma amiga de longa data e procure não falar mal do filho para ela. Não é preciso dizer que isso seria um verdadeiro desastre.

Mania de perseguição

Pode ser que a culpada não seja, de fato, a sogra. Muitas vezes é a nora que, por entrar em uma disputa que nem existe, acaba dificultando o diálogo e a boa convivência. Em geral, ambas querem mostrar que são capazes de ganhar mais atenção do homem em questão e, por isso, acabam se desentendendo. Se esse é o seu caso, dê uma chance à mãe do seu namorado ou marido. Pode ser que ela goste de você, mas não saiba como demonstrar.


Muitos desamores vêm de longa data – algo aconteceu no passado e deixou uma parte ou as duas com um pé atrás. Para solucionar esse problema, dialogar é a melhor opção. Sente-se com sua sogra para falarem sobre o ocorrido, deixe claro que você se arrependeu, se tiver sido a culpada, ou que a perdoa, caso tenha sido ela a causadora da briga.
Desentendimentos antigos

Diga que quer esquecer o passado para que vocês comecem uma nova fase, pelo bem de toda a família. Sua sogra não é um monstro, ela saberá que você está agindo com o coração e, provavelmente, baixará a guarda. Melhorar essa relação pode também melhorar o relacionamento com seu parceiro, já que ele perceberá o quanto você está se esforçando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário