terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PARTO - ESCOLHER NORMALOU CESÁREA

Parto normal e as suas vantagens
Parto normalO parto normal é o desfecho normal de uma gravidez, por isso, não havendo complicações graves durante a gravidez, quer para a mãe quer para o bebê, deverá deixar a gravidez seguir o seu curso, dando a possibilidade ao bebê de escolher o dia em que quer nascer, pois esse será o dia em que tanto o seu corpo como o seu bebê estarão preparados para o grande momento! 
Ao longo dos anos e principalmente em zonas mais urbanas, criaram-se mitos sobre o parto normal, o que leva a que muitas grávidas prefiram optar por uma cesárea (cesariana). Hoje em dia, com as novas tecnologias e melhores condições nas maternidades, o parto normal não é sinónimo nem de risco de vida nem de dor insuportável. Se é mãe de “primeira viagem” não baseie a sua decisão no que “ouviu dizer” mas informe-se junto de pessoal qualificado.
De seguida, enunciamos as vantagens e as desvantagens associadas a um parto normal. Fique ciente de que a maioria dos danos ocorridos durante o parto normal é devida à má condução do parto, por parte dos profissionais de saúde, que executam intervenções desnecessárias.aleitamento materno
Vantagens de um parto normal:
  • Rápida recuperação do corpo
  • Ausência de dor resultante de cirurgia após parto
  • Favorece lactação e relacionamento mãe-filho (ao recuperar mais facilmente, a mãe sente-se melhor e mais relaxada)
  • O bebê respira naturalmente melhor, sem se ter de recorrer à aspiração nasogástrica do líquido amniótico (a passagem pelo canal vaginal comprime o tórax, expulsando o líquido amniótico dos pulmões)parto normal
  • Menor tempo de internamento
  • trabalho de parto torna-se mais fácil após o primeiro parto normal
  • Participação ativa no nascimento do filho
  • Menor risco de infeções, trombose ou hemorragia
Desvantagens do parto normal:
  • Nascimento mais demorado (menor aquando do segundo filho)
  • Risco de rutura do útero se houve uma cirurgia anterior, como por ex., uma cesariana
  • Prolapso anal ou genital (saída do reto ou órgãos genitais internos para o exterior, através do ânus ou vagina, sendo uma ocorrência muito rara no parto normal)

Cesárea (cesariana)
A cesárea é um procedimento cirúrgico ao qual só se deve recorrer quando a mãe ou o bebê correm risco, como por exemplo, hemorragias no final da gestação, hipertensão na gravidez, sofrimento fetal, bebê em posição transversa, desproporção Céfalo-pélvica (a cabeça do bebê é maior que a estrutura pélvica da mãe), rutura prematura da bolsa, diabetes gestacional ou trabalhode parto excessivamente prolongado.
cesarianaNa cesárea é usada uma anestesia epidural que visa aliviar a dor no parto. A parturiente estará desperta durante todo o parto e sem dores, e as contrações do útero e o trabalho de parto continuarão a evoluir normalmente.
Para se aplicar a anestesia epidural, é dada uma anestesia local nas costas (coluna), no sítio onde será posteriormente colocado o cateter (tubo) através do qual é aplicada a anestesia. Neste procedimento, é essencial a colaboração da parturiente para que a técnica seja bem-sucedida. Ouça com atenção as indicações do médico anestesista.
cesáreaA cesárea é um procedimento que salva vidas, quando aplicado a uma situação de risco mas não deve ser encarada como opção para um parto normal, pelas várias desvantagens em relação ao parto normal, nomeadamente na recuperação da mãe após o parto e a demora no estabelecimento do vínculo mãe e filho, que facilita o aleitamento materno e o relacionamento com o seu bebê.


Parto na água – uma vantagem para a grávida!
Mãe e filho recém-nascido por parto na águaMétodo que começa a ser cada vez mais usado para o parto, e que já se encontra disponível, não só em hospitais privados, como em alguns hospitais públicos. A grávida encontra-se numa piscina aquecida, acompanhada sempre de pessoal especializado, além do pai, durante todo o trabalho de parto e nascimento.
Os partos na água são especiais, emocionantes e definitivamente diferentes, proporcionando aos pais uma experiência única.
O parto na água oferece as mesmas garantias que o parto realizado tradicionalmente, numa cama de hospital, sendo um método seguro e muito mais eficaz na diminuição da dor de parto.
Pode sempre optar-se por este tipo de parto desde que mãe e filho se apresentem saudáveis. Está contraindicado no caso de bebês saudáveis cuja ecografia preveja um peso acima dos 4,0-4,5Kg.
A água a 37ºC, que é usada nas piscinas de parto, provoca um aumento da irrigação sanguínea da grávida, diminui a tensão arterial, relaxa os músculos da futura mãe e favorece a dilatação, provocando um alívio na sensação de dor e, consequentemente um parto mais fácil.
A água torna-se um meio reconfortante para a mãe, acalmando-a e estabilizando-a emocionalmente. Isto tudo porque o corpo da mulher grávida na água, está muito mais relaxado e com maior mobilidade.casal em trabalho de parto na água
Neste tipo de parto, o pai pode acompanhar todo o processo, dando apoio físico e psicológico necessário à grávida, até ao fim do parto.
A duração do trabalho de parto, quando realizado em água, costuma ser bem menor do que o realizado fora dela.
Tem ainda a vantagem da temperatura da água, por ser próxima da temperatura corporal da mãe, e consequentemente, do bebê, diminuir o choque deste ao nascer.
mãe e recém nascidoAlém do mais, o parto na água  não está sujeito a nenhuma marcação prévia.
Se é uma grávida saudável, assim como o seu bebê, e tem acesso a este tipo de parto, porque não experimentar? Quem já experimentou não se arrependeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário