domingo, 10 de fevereiro de 2013

DOENÇA DO BEIJO


 O dentista Anderson Bernal alerta para algumas doenças que podem ser transmitidas pela saliva, mas que possuem sintomas facilmente confundidos com doenças mais leves. São elas:

Mononucleose - A famosa "doença do beijo", causada pelo vírus Epstein- Barr, tem como principais sintomas a febre alta, a dor de cabeça, o inchaço no braço, o mal-estar, a fadiga, e, ainda, o aumento nos gânglios do pescoço e das axilas. Costuma se manifestar entre trinte e cinquenta dias após a contaminação.

Citomegalovírus - Pertencente à família dos herpes vírus, assim como a herpes e a catapora, possui sintomas parecidos com os da mononucleose. No entanto, se a pessoa não estiver com a imunidade baixa, pode ser assintomática. Em alguns casos, pode comprometer o sistema digestivo, o sistema nervoso central e a retina. Além da saliva, pode ser transmitida também por tosse, espirro, por relação sexual sem proteção e transfusão de sangue.

Herpes simples - O conhecido herpes começa com uma pequena coceira na região da boca, e em seguida há o aparecimento de bolinhas agrupadas. Quando acontece o rompimento dessas bolinhas, um liquido cheio de vírus é liberado, e essa é a fase em que o contágio está mais fácil. Após se infectar, a pessoa terá o vírus presente em seu corpo para sempre.

Sífilis - O contágio pelo beijo é raro, mas pode acontecer se a boca de um dos envolvidos estiver com alguma lesão ativa da sífilis.

DST - Uma curiosidade é que as conhecidas doenças sexualmente transmissíveis, não são transmitidas pelo beijo, uma vez que não há concentração de vírus capaz de gerar a infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário