sexta-feira, 29 de março de 2013

Conheça a diferença entre os adoçantes dietéticos


Os adoçantes dietéticos foram desenvolvidos para os diabéticos, porém hoje muitas pessoas utilizam o produto para emagrecer ou mesmo controlar o peso. Mas e importante conhecer o produto.

Os adoçantes dietéticos são, em sua maioria, compostos a partir de substâncias não calóricas, naturais ou sintéticas, conhecidas como edulcorantes. Estes edulcariantes são mais doces que o açúcar branco e responsáveis pelo sabor dos adoçantes de mesa.
Dentro das dosagens permitidas, essas substâncias ainda são uma opção bem mais saudável para o paciente diabético do que o açúcar. Suas particularidades começam na classificação em dois grupos principais: as calóricas e as não calóricas.
As substâncias calóricas (ou edulcorantes calóricos) são mais utilizadas para diluir ou da textura ao adoçante ou alimento dietético, do que propriamente adoçar o produto. É bom saber que o consumo excessivo de produtos contendo edulcorantes calóricos pode provocar elevação na taxa grlicêmica ou diarréia. Por Isso, é importante ficar atento à formula do que vai consumir.
A frutose e o sorbitol, edulcorantes mais utilizados, podem ser consumidos desde que estejam dentro da dieta prescrita pelo médico. Mas o paciente precisa estar bem compensado e saber que eles vão fazer mais calorias ás suas refeições. É um erro comum pensar que esses alimentos podem ser ingeridos à vontade, so porque sao dietéticos.
A Organização Mundial de Saúde também estabelece uma quantidade diária adequada para o consumo destes produtos. O cálculo é simples, basta multiplicar seu peso pela IDA (Ingestão Diária Aceitável) de cada substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário