sexta-feira, 15 de março de 2013

Personagens infantis e o que eles podem ensinar para o seu filho


Galinha Pintadinha

Azul com pintinhas brancas, a Galinha Pintadinha apresenta em seus vídeos  novas versões de clássicos da música infantil. Por trazer para o mundo das crianças canções conhecidas de gerações, a Galinha possibilita que pais e avós tenham acesso mais fácil ao seu mundo e façam parte da sua educação.

Peixonauta 

O peixe que usa um traje especial para ficar fora d'água desvenda, a cada episódio, mistérios relacionados à preservação ambiental. Acompanhando as aventuras do Peixonauta, na Discovery Kids, as crianças vão aprender sobre diversidade da fauna, reciclagem, contaminação de rios e outros temas ambientais de maneira lúdica e divertida. 

Gwen Tennyson 

Prima do protagonista do desenho Ben 10, do Cartoon NetworkGwen é uma jovem inteligente e racional. Ela compensa a impulsividade e individualismo do primo, ao pensar antes de agir e sempre lembrá-lo de que juntos eles podem mais. Assim, mostra às crianças que ter bons amigos é mais importante do que superpoderes.

Cebola 

Quando ainda era o Cebolinha, ele trocava os "r" por "l". Mas na Turma da Mônica Jovem, o Cebola foi ao fonoaudiólogo e conseguiu superar o problema, a não ser por pequenos deslizes quando está nervoso. É um exemplo para a criançada de que problemas de fala podem ser solucionados e que ir a um fonoaudiólogo pode ajudar. 

Ben 10 

Ben Tennyson, protagonista da série de desenhos animados Ben 10, do Cartoon Network, encontra um relógio que lhe dá o poder de se transformar em monstros alienígenas e combater as forças do mal. Mas ele é arrogante e acha que pode resolver tudo sozinho, o que acaba por colocá-lo em confusões. É um exemplo de coragem para as crianças, mas - atenção papais! - um antiexemplo de individualismo. 

Relâmpago Mcqueen 

Mcqueen começa a história do filme Carros, da Disney, como um possante arrogante e egoísta, somente interessado em vencer corridas. Mas ao longo da história, ele vai aprendendo a ser humilde e dar valor à amizade. E acaba sendo um exemplo para as crianças, ao perceber que ter os amigos ao lado dá força para vencer os desafios e que ajudar um amigo vale mais do que qualquer prêmio. 

Woody 

O cowboy Woody, dos filmes Toy Story, da Disney, é valente e corajoso. No entanto, ele sofre com um problema que muita criança tem dificuldade em lidar: quando um novo brinquedo é dado para seu dono Andy, Woody fica morrendo de ciúmes. Ao longo da história, o boneco ensina às crianças a lidarem com o ciúme e aprenderem a dividir seu espaço, criando laços de amizade. 

Uniqua 

A criatura lilás do desenho Backyardigans, da Discovery Kids, além de ensinar a dançar e coordenar os movimentos, está sempre preocupada em ajudar os outros. Uniqua mostra às crianças a importância da solidariedade e de apoiar os amigos mesmo nas mais pequenas tarefas.

Jerry 

O ratinho Jerry passa os dias tentando pegar comida na cozinha e fugir do gato Tom, em Tom e Jerry, do Cartoon Network. As armadilhas e escapadas do rato são criativas e inteligentes e ajudam a estimular o raciocínio e criatividade das crianças. Mas os pais devem ter cuidado: ele também é desonesto, trapaceiro e violento. É importante ressaltar que isso não é exemplo. 

Lindinha 

A mais novinha das Meninas Superpoderosas, do Cartoonn NetworkLindinha é insegura e carinhosa. Quando as heroínas têm de salvar o dia, a loirinha às vezes tem medo de não dar conta do recado. Mas ela sempre consegue ver suas qualidades e também ajuda as irmãs a notarem as suas. Assim, estimula a autoestima das crianças, mostrando que cada um tem seus pontos positivos. 

Sportacus 

O herói da série Lazytown, da Discovery Kids, ensina para as crianças a importância da atividade física e da boa alimentação. Sportacus sempre come frutas e verduras e faz exercícios até escovando os dentes. É um aliado dos pais quando os filhos não querem comer salada. Nessa hora, basta dizer que Sportacus comeria: é tiro e queda!

Bob Esponja 

Com humor e piadinhas, Bob Esponja Calça Quadrada, da Nickelodeon, sempre apresenta às crianças valores éticos e morais. Em cada episódio, ele é colocado diante de uma situação em que o próprio Bob ou outro personagem faz algo errado, como roubar ou enganar, e a história se desenvolve para que no final o comportamento correto saia vitorioso 











Nenhum comentário:

Postar um comentário