quarta-feira, 20 de março de 2013

MULHERES NA BÍBLIA

Mulheres notáveis, mas nem sempre notadas, conhecidas ou reconhecidas, contudo, elas atravessaram séculos, enfrentaram situações incríveis, mesmo sendo frágeis, medrosas e  sensíveis. Souberam lidar com maridos cruéis, com a rejeição da sociedade, com a falta de reconhecimento do seu potencial. Talvez, algumas, só pelo pavor aos insetos ficavam de saia justa. Aí, elas tinham que chamar o sexo oposto. Que raiva!
Eva, mulher curiosa - (Gênesis 3:6). - Pela sua curiosidade, como qualquer uma de nós, caiu em tentação.
Hagar, mulher destemida - (Gênesis 21: 14-19). -  A primeira mãe de aluguel que se tem notícia.
Miriã, mulher ambiciosa - (Números 12:1,2). - Ela invejou o seu próspero irmão. Ficou leprosa e atrasou a caminhada  do seu povo para a terra prometida.
Débora, mulher patriota - (Juizes 4:4). Tomou lugar de importância numa sociedade machista. Foi a primeira juíza que se tem notícia.
Rute, mulher perseverante - (Rute 1:16). Uma nora para ninguém colocar defeito. Abandonou a sua própria família e acompanhou sua sogra numa época de dificuldade. As duas eram viúvas.
Ana, mãe ideal - (I Samuel 1:20). - Mulher de oração. Pediu, específicamente, um filho homem para Deus. Depois de criá-lo e desamamentá-lo  o devolveu a serviço do Senhor.
Abigail, mulher sábia - (I Samuel 25:3,18,19). - Ela possuia um marido cruel. Com panos quentes, cobria a grosseria do seu marido. Ele morreu de um mal súbito, e ela recebeu uma grande recompensa pelo seu sábio procedimento de vida.
Sunamita, mulher hospitaleira - (2 Reis 4: 8-10). - Abriu a sua despensa e a sua casa para hospedar. Por isso,  recebeu em troca a vida do seu filho.
Ester, mulher abnegada - (Ester 4:16).- Top-model da sua época. Concorrente e vitóriosa, ela foi escolhida a mais bela do concurso. Usada dentro deste contexto para o livramento de um povo.
A siro-fenícia, mulher de fé - (Mateus 15:28).- Humilde, ela se comparou com um cachorrinho para alcançar um milagre de Jesus.
Maria Madalena, mulher restaurada - (Marcos 16:1,9). - Ela soube o que era rejeição e ser atormentada por demônios. Mudança comportamental mediante a fé.
Isabel, mulher humilde - (Lucas 1:43). - Ela ficou grávida depois de um longo período de esterilidade. Contemporânea da sua sobrinha Maria no período da gravidez.
Maria, mulher escolhida por Deus - (Lucas 1:30-38). - A mais bem-aventurada de todas as mulheres. Seu ventre foi escolhido para abrigar o Filho de Deus, Jesus.
Maria de Betânia, mulher imortalizada por Cristo - (Mateus 26:13). - O bálsamo derramado por ela, até hoje traz o perfume do amor pela sua atitude despreendida.
Marta, dona de casa preocupada - (Lucas 10:40). - Ansiosa, como a maioria de nós, não soube aproveitar a benção que se encontrava em sua casa.
A samaritana, mulher evangelista - (João 4:29). Mulher sofrida, amargurada e vazia. Encheu, através do encontro com Jesus, o seu cântaro espiritual e passou adiante a mensagem salvadora.
Dorcas, costureira bondosa - (Atos 9:36). - Costureira. Através do seu trabalho e da sua bondade foi imortalizada
Lídia, mulher comerciante - (Atos 16: 14,15). - Apesar de sua vida de empresária, ela achava momentos para orar com as companheiras. Buscava em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário