sexta-feira, 29 de março de 2013

Informação é fundamental em rótulos de adoçantes.


Informação é fundamental em rótulos de adoçantes.


A inclusão de adoçantes no cardápio é uma tendência irreversível para quem deseja diminuir a quantidade de calorias ecafe-com-adocante investir em uma vida mais saudável, além de uma necessidade para quem precisa fazer o tratamento de doenças como o diabetes e a obesidade. Para doenças como o diabetes e a obesidade. Para o consumo adequado destes produtos, no entanto, é indispensável informação de qualidade, que seja visível e esteja em lugar acessivel.
Para orientar o consumidor, aqui vão algumas dicas:
Nome - Por exemplo: "Adoçante Dietético em Pó ou Líquido" ou "Adoçante de Mesa": a nomenclatura deve estar na frente da embalagem, de forma bem visível.
Selos - Algumas associações de diabéticos avaliam produtos para se certificar de que estão adequados ao consumo dos associados. Em caso positivo, eles levam o selo da associação, garantindo que o consumidor diabético pode utilizá-los sem preoucupações.
Informações Nutricionais - Obrigatórias para os adoçantes a medida usuais; nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, fibra alimentar e sódio, bem como a porcentagem de valores diários de cada nutriente em relação a uma dieta de 2000kcal.
Presença de Edulcorantes Artificiais ou Naturais - Essa informação deve estar na frente da embalagem e serve para esclarecer qual o tipo de edulcorante é utilizado, já que algumas pessoas tem intolerÇancia ou restrição alimentar a algum componente.
Presença de sacarose, glicose e/ou frutose em medidas usuais (gota ou colher de chá) - Informação importante principalmente para o diabetico, que precisa controlar o consumo de açúcares.
Contém Fenilalanina - Alguns adoçantes contêm o aspartame, que possui fenilalanina na composição. Pessoas incapazes de produzir a enzima que paricipa da metabolização da fenilalanina não podem consumir alimentos que contêm a substância.
Alerta de consumo - Por serem alimentos para fins especiais, os adoçantes dietéticos devem ter o seu consumo orientado por nutricionistas ou médicos. Isso é importante para que o consumidor conheça as indicações e contra-indicações.
Registro no Ministério da Saúde - Os adoçantes de mesa recentemente foram dispensados de registro no Ministerio da Saúde, más ainda dependem de reconhecimento da Vigilância Sanitária.
Tabela de Equivalência ou modo de usar - Os adoçantes são, quase sempre, mais doces que o açúcar. A tabela de equivalência facilita a conversão.
Forno e Fogão - Alguns adoçantes podem ser utilizados para a culinária, outros não. Desta forma é interessante sempre verificar os que apresentam este aviso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário