terça-feira, 12 de março de 2013

SENTE-SE ÀS VEZES DESNORTEADO DEVIDO À CORRERIA DA VIDA MODERNA? FICA FRUSTRADO, CANSADO, MAL CONSEGUINDO LIDAR COM TUDO? EM CASO AFIRMATIVO, VOCÊ NÃO É O ÚNICO


A correria do mundo moderno.
MILHÕES de pessoas, em especial nas grandes cidades do Ocidente, já descobriram que a vida se tornou uma correria vertiginosa e cansativa. Recentemente, numa reunião religiosa nos Estados Unidos, o orador pediu que aqueles na assistência que se sentiam cansados a maior parte do tempo levantassem a mão. Instantaneamente, centenas de mãos se ergueram.
O livro Why Am I So Tired? (Por Que Estou Tão Cansado?) diz: “A vida moderna está cheia de tensões completamente novas: é preciso correr para pegar o avião, há prazos a cumprir, temos de levar as crianças à pré-escola e buscá-las na hora certa . . . a lista não tem fim.” Não surpreende que o cansaço tenha sido chamado de praga da vida moderna.*
No passado, a vida era mais simples e havia menos correria. As pessoas em geral viviam mais em harmonia com os ciclos da natureza: o dia era para trabalhar e a noite, para a família e o descanso. Hoje, vários fatores contribuem para que as pessoas se sintam cada vez mais cansadas e fatigadas.
De repente, dias mais longos
Uma coisa que talvez contribua para isso é que as pessoas dormem menos. Uma das descobertas que mais contribuiu para a diminuição das horas de sono foi a luz elétrica. Simplesmente ligando um interruptor passamos a controlar a duração do “dia” e logo as pessoas começaram a ficar acordadas até mais tarde. De fato, muitos não tiveram muita escolha nesse sentido porque fábricas passaram a trabalhar 24 horas por dia e o setor de serviços estendeu seus horários de atendimento. Um escritor disse: “Nascia a sociedade 24 horas.”
Outros avanços tecnológicos, como o rádio, a TV e o computador pessoal, também ajudam a diminuir o tempo de sono das pessoas. Em muitos países, a TV fica no ar 24 horas por dia. É comum os apaixonados pelo cinema ou fãs dos esportes chegarem ao trabalho sonolentos e cansados depois de ficarem até altas horas da noite assistindo aos seus programas favoritos. Os computadores domésticos, e as infindáveis distrações que oferecem, também fazem com que milhões de pessoas fiquem acordadas até tarde. Naturalmente, esses produtos não são ruins em si mesmos; contudo, sem dúvida servem de incentivo extra para que algumas pessoas desconsiderem a necessidade de descanso.
O ritmo mais acelerado
Além de os dias se tornarem mais “longos”, o próprio ritmo da vida parece estar acelerado — novamente a tecnologia deu uma mãozinha. A carroça puxada por cavalos, em uso menos de um século atrás, está a anos-luz dos modernos carros velozes, trens-bala e aviões a jato. De fato, hoje um executivo — cujo avô provavelmente ia a pé, a cavalo ou de bicicleta para o trabalho — pode almoçar num continente e jantar no outro!
O escritório também sofreu uma revolução silenciosa em nome da agilidade e da produtividade. As máquinas de escrever e o correio convencional cederam lugar aos computadores, ao fax e ao correio eletrônico. Computadores portáteis, telefones celulares e pagers tornaram mais tênue a linha divisória entre o lar e o escritório.
Naturalmente, nenhum de nós pode alterar o ritmo acelerado do mundo. Porém, cada um de nós pode fazer ajustes que nos permitirão levar uma vida mais calma e equilibrada. Mas antes de vermos isso, vamos examinar alguns efeitos que o atual ritmo frenético pode ter sobre cada um de nós e sobre a sociedade como um todo.
[Nota(s) de rodapé]
O cansaço crônico também pode ser causado ou agravado por vários fatores além das tensões diárias. As causas podem incluir problemas orgânicos de saúde, alimentação ruim, drogas, poluição química, problemas mentais e emocionais, idade avançada, ou uma combinação desses fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário